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Sob forte chuva no Cais de Paul Gusa, em Vila Velha, a Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (COMAST) da CODESA e a empresa Bravante, realizaram uma simulação de contenção de óleo no Canal. O resultado foi aprovado: o tempo de resposta para isolamento da área e o início da retirada do suposto óleo atenderam à exigência da Licença Ambiental de Regularização (LAR) 06/2014.  

O simulado, realizado na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado no berço 905. Numa situação hipotética, logo após ter sido informada de derramamento de óleo na água, a equipe - que fica de plantão no Porto - entrou em ação. Em pouco tempo, a bordo de uma lancha, os técnicos posicionaram as boias de contenção ao redor do navio atracado, impedindo que o suposto óleo se espalhasse pela baía. Como numa situação real, houve a colaboração de outra embarcação que estava atracada, como o rebocador SM Vitória, que participou do exercício.

A CODESA, sempre atenta aos fatores ambientais, realiza simulações de acidentes duas vezes por ano, no verão e no inverno, para que o Porto esteja sempre preparado para qualquer emergência. Desta vez, o Plano de Emergência Individual (PEI) contou com treinamento teórico, antes que toda a ação fosse realizada. Todo o trabalho foi feito de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).  

Segundo o coordenador da COMAST, Eduardo Barbosa, existem vários meios de conter o produto na água. “Além das boias, é possível utilizar mantas e produtos que absorvem o óleo de uma maneira rápida e eficaz”, explica.

Além da COMAST, estiveram envolvidas as coordenações de Segurança Portuária (COSNIP); Gestão e Programação Portuária (COGPRO) e Obras e Manutenção (CODMAN). A próxima agenda de treinamento e simulado, que acontece sempre no inverno e verão, será em janeiro de 2021.

 

24/09/2020

Coordenação de Comunicação da CODESA

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